ptenes
  • Ter uma “dieta mediterrânea” (ricas em vegetais, frutas, peixe e grãos com baixo gordura animal) é associado a uma redução de 30% no risco de depressão e risco de doenças crônicas.
  • A melhora do padrão alimentar pode provocar mudanças no nosso humor mesmo que não seja focada na perda de peso, isto é, ela ocorre independente da necessidade de emagrecimento.
  • A maior ingesta de gordura saturada, açúcares refinados e alimentos processados são associados a menores níveis de saúde mental. Ela pode influenciar nos sintomas de humor de várias maneiras; seja pela redução dos níveis de inflamação e estresse oxidativo, influenciando na plasticidade cerebral ou até na microbiota intestinal – vias também associadas aos sintomas de depressão e ansiedade.
  • A manutenção de uma dieta flexível pode influenciar o nosso humor, bem-estar e saúde em geral. Ela pode ser alcançanda com o aumento de frutas, vegetais, pão integral, nozes e sementes. Evitando a ingesta de alimentos processados. Latícios e peixes em quantidade moderada. Baixa ingesta de carne vermelha e gordura saturada. Azeite como fonte primária de gordura.

Voltar para página anterior.